- Início
- Dicas
- Qualidade de vida
- Exagerou nas festas de final de ano? A dieta restritiva não é a solução!
Qualidade de vida
Exagerou nas festas de final de ano? A dieta restritiva não é a solução!
As festas de final de ano são repletas de encontros, confraternizações, amigos, família e muita comida – e essa última parte deixa muita gente se sentindo culpada pelos excessos cometidos no Natal e Ano Novo!
O exagero nas ceias típicas do final de ano algumas vezes pode se relacionar com alguns quilos a mais e, juntamente com a época do verão, levar muitos a optarem por restringir a alimentação com o objetivo de perder o peso – de preferência, de forma rápida!
Será que esse é mesmo o melhor caminho? Será que dietas restritivas para emagrecer podem compensar os excessos de final de ano e trazer mais saúde?
A gente já adianta aqui que NÃO! Restringir a alimentação pode até fazer você perder peso em pouco tempo, mas é praticamente impossível manter essas dietas para sustentar um peso que só se mantém à base de muitos sacrifícios. O resultado em longo prazo pode ser descontrole para comer e um novo ganho de peso!
Antes de começar qualquer dieta maluca e sem acompanhamento de um nutricionista, vale a pena conferir esse texto!
Dietas restritivas x comportamento alimentar
A equação é bem simples: restrição = compulsão!
É isso mesmo que você leu: limitar a alimentação de forma consciente (com o objetivo de perder peso, por exemplo) aumenta as chances de um descontrole no momento de comer, o que consequentemente vai desencadear um comportamento nada saudável - e sim, o ganho de peso vai acontecer!
Isso porque a chamada “restrição cognitiva” impacta nos mecanismos de autocontrole, o que favorece o aparecimento de episódios de descontrole alimentar, ou até mesmo de compulsão alimentar.
Esse quadro é caracterizado pela ingestão de grande quantidade de comida em um período de tempo de até 2 horas, seguido da sensação de perda de controle sobre o quê ou o quanto se come.
Por fim, estudos apontam que emoções negativas, como rejeição, restrição e estresse podem atrapalhar o autocontrole, levando assim a escolhas alimentares inadequadas.
Dietas restritivas x efeitos no metabolismo
Quer outro motivo para você não seguir dietas restritivas?
Saiba que quem adota dietas restritivas e depois acaba recuperando o peso - entrando no famoso “efeito sanfona” – tem repercussões negativas no metabolismo.
Pesquisas com pessoas que passam por dietas restritivas com frequência mostram que elas apresentam menor gasto calórico quando comparadas a pessoas que não têm essa prática.
Além disso, a oscilação de peso corporal durante a vida parece trazer um risco aumentado de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e outras doenças crônicas.
Por isso, a palavra de ordem é EQUILÍBRIO! Ter hábitos alimentares saudáveis engloba abrir exceções e isso não significa ter que compensar com restrição! A moderação e a consciência no momento de comer ajudam a fazer escolhas mais adequadas e a manter uma relação positiva com a comida – e com o seu corpo!
E não se esqueça: caso queira perder peso e manter sua saúde, busque pela orientação de um nutricionista, combinado?
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Confira os artigos científicos e referências técnicas:
[1] Ferreira GL. A restrição alimentar e seus impactos no comportamento alimentar. Centro Universitário de Brasília. 2018. Disponível em https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/12672/1/21485368.pdf. Acesso em Dezembro/23.
[2] Soihet J, Silva AD. Efeitos psicológicos e metabólicos da restrição alimentar no transtorno de compulsão alimentar. Nutr. Bras. 2019; 18(1):55-62.
PRODUTOS
Conheça nossos produtos
DICAS
Conteúdos exclusivos
RECEITAS
Queremos inspirar você! Por isso, reunimos receitas deliciosas com os melhores ingredientes.
SERVIÇOS
Você que é cliente, consumidor, fornecedor ou representante, esse espaço é para você!