- Início
- Dicas
- Nutrição infantil
- Intolerância à lactose em crianças: o que saber?
Nutrição infantil
Intolerância à lactose em crianças: o que saber?
As intolerâncias alimentares são um assunto muito falado nos dias de hoje, principalmente a intolerância à lactose.
Será que ela é comum em crianças? Quais os impactos à saúde e cuidados que devemos ter com os pequenos? Saiba tudo na matéria a seguir!
O que é a intolerância à lactose?
A lactose é um tipo de carboidrato que faz parte da composição natural do leite vaca e até mesmo do leite humano. Está presente em nossa nutrição desde o início da vida, sendo a principal fonte de energia no leite materno1.
Os bebês são adaptados a ter este tipo de carboidrato como a base de sua nutrição, uma vez que já nascem com uma alta capacidade de digestão e absorção da lactose. Eles possuem uma alta atividade de uma enzima chamada lactase, que é responsável pelo processo de digestão e absorção da lactose no intestino1.
Assim, a intolerância à lactose é muito rara em crianças menores de 5 anos de idade, sendo seu surgimento mais comum em outras fases da vida, como na adolescência ou vida adulta2.
A redução da presença de lactase no intestino ao longo da vida pode levar à intolerância à lactose, condição na qual há dificuldade no processo de digestão e absorção deste carboidrato. Este cenário leva à manifestação de sintomas como gases, distensão abdominal e diarreia3.
Cuidado para não confundir: intolerância não é alergia!
A lactose não é capaz de provocar sintomas alérgicos! A intolerância à lactose é uma condição totalmente diferente da alergia à proteína do leite de vaca.
A alergia alimentar é um tipo de reação adversa a alimentos que envolve o sistema imunológico, o nosso sistema de defesa4.
Ao ingerir proteínas alimentares específicas, como a do leite de vaca, algumas pessoas podem apresentar manifestações alérgicas, pois o seu sistema imunológico acaba reagindo de forma inadequada. Isso leva a manifestações que podem ser leves ou até mesmo graves, como sintomas de pele, respiratórios ou do trato gastrointestinal4.
A alergia à proteína do leite de vaca, muito conhecida como APLV, é um tipo de alergia alimentar mais prevalente na infância e pode surgir logo nos primeiros meses de vida5, diferente da intolerância à lactose.
Uma condição que merece atenção especial
Sem um cuidado nutricional adequado, as crianças com intolerância à lactose podem apresentar deficiências nutricionais, principalmente a de cálcio6, devido à exclusão ou diminuição da ingestão de leite e derivados.
Este cenário torna imprescindível um acompanhamento e planejamento da alimentação, com substituições adequadas para restringir a lactose sem prejudicar a nutrição.
Ao contrário da alergia ao leite de vaca, na qual é necessário excluir totalmente o leite de vaca da alimentação, na intolerância à lactose os alimentos à base de leite de vaca podem ser consumidos. É válido optar pelas versões de laticínios sem lactose ou até mesmo a versão tradicional, em quantidade ajustada de acordo com a tolerância individual, que pode variar5.
Garantir alimentos fontes de cálcio ao longo do dia alimentar da criança é fundamental. Este é um nutriente de extrema importância nesta fase da vida, uma vez que é responsável pela formação da reserva de cálcio nos ossos, a chamada massa óssea7.
Orientações para garantir uma boa nutrição
Confira a seguir algumas orientações para garantir um dia alimentar saudável e completo, mesmo quando há necessidade de restringir a lactose na alimentação das crianças.
- Não há necessidade de excluir totalmente o leite e derivados da alimentação, mas apenas da lactose. Hoje em dia temos muitas opções de produtos adequados para este fim;
- Substitua o leite e seus derivados pelas versões sem lactose, de acordo com a necessidade e tolerância individual;
- Caso opte por substituir os laticínios por produtos de origem vegetal (“leites” vegetais, iogurtes veganos, etc), é importante garantir que sejam enriquecidos com cálcio. Além disso, é importante que outros alimentos fontes de proteína estejam bem distribuídos nas refeições do dia;
- Inclua os alimentos fontes de cálcio e proteínas no café da manhã e nos lanches intermediários.
Se você desconfia que seu filho possa ter intolerância à lactose, observe os sinais, busque apoio profissional e ajuste a alimentação. Com informação de qualidade e acompanhamento adequado, é totalmente possível manter uma dieta nutritiva e segura para que que a criança cresça com saúde!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Confira os artigos científicos e referências técnicas:
[1] Misselwitz B, Butter M, Verbeke K, Fox MR. Update on lactose malabsorption and intolerance: pathogenesis, diagnosis and clinical management. Gut 2019; 68:2080–2091.
[2] InformedHealth.org. Cologne, Germany: Institute for Quality and Efficiency in Health Care (IQWiG); 2006. Overview: Lactose intolerance. [Atualizado em 2024]. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK310267
[3] Pratelli G, Tamburini B, Badami GD, Lo Pizzo M, De Blasio A, Carlisi D, et al. Cow’s Milk: A Benefit for Human Health? Omics Tools and Precision Nutrition for Lactose Intolerance Management. Nutrients. 2024 Jan 22;16(2):320.
[4] Solé D, Silva LR, Cocco RR, Ferreira CT, Sarni RO, Oliveira LC, et al. Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar: 2018 - Parte 1 - Etiopatogenia, clínica e diagnóstico. Documento conjunto elaborado pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia. 2018;2(1).
[5] Castro APBM, Yang AC, Frota FP, Stefani GP, Lima IPCMS, Franco JM, et al. Alergia Alimentar. Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI); 2023. Disponível em: https://asbai.org.br/wp-content/uploads/2023/05/ALERGIA-ALIMENTAR-ASBAI-2023.pdf
[6] Lôhara S C D Sobreira, Monteiro JLV, Pires RMP, Silva RM, Oliveira DC, Maria. Baixa Ingestão de crianças com intolerância à lactose e hipersensibilidade a leite. Nutrição Brasil. 2024 Aug 17;23(2):824–9.
[7] Donizeti Bertolacini da Silva T, Setsuo Maeda S, Aparecida Grande de França N, Araújo Martini L. Cálcio - Série funções plenamente reconhecidas de nutrientes. ILSI Brasil. 2024;2(3).
PRODUTOS
Conheça nossos produtos
DICAS
Conteúdos exclusivos
RECEITAS
Queremos inspirar você! Por isso, reunimos receitas deliciosas com os melhores ingredientes.
SERVIÇOS
Você que é cliente, consumidor, fornecedor ou representante, esse espaço é para você!