- Início
- Dicas
- Qualidade de vida
- Comida e emoção: como lidar de forma adequada?
Qualidade de vida
Comida e emoção: como lidar de forma adequada?
Uma alimentação saudável é aquela que contém todos os nutrientes, como proteínas, vitaminas e minerais, que atende suas necessidades nutricionais, certo?
Certo – em partes!
Uma alimentação equilibrada não se restringe apenas aos nutrientes fornecidos para seu corpo, mas também diz a respeito sobre como você se relaciona com os alimentos, e como suas emoções estão conectadas com o que você consome, e de que forma o faz. Quer entender mais sobre emoções e comida? Então confira essa matéria bacana que preparamos para você!
Comida: muito além dos nutrientes!
É fato: vivemos em tempo nos quais é possível encontrar uma enxurrada de informações sobre nutrição e saúde. Esse fato pode ser positivo, uma vez que o acesso a conteúdo está muito mais facilitado!
No entanto, esse movimento também fez com que o foco quando o assunto é alimentação saudável se limite aos nutrientes contidos no que consumimos, ou então aos benefícios (ou malefícios) que eles podem trazer.
Mas é preciso lembrar que a alimentação é algo muito mais amplo!
Como nos alimentamos passa pelas nossas emoções, e por isso é preciso que essa seja uma relação saudável e sustentável – afinal, vamos nos alimentar todos os dias de nossas vidas!1
Parece estranho? Então entenda a seguir na prática o que acontece quando alimentação e emoção não andam juntas!
O que acontece quando essa relação não vai bem?
Construir e manter uma relação saudável com os alimentos pode ajudar a fazer com que o ato de se alimentar se torne mais prazeroso e pode evitar com que a comida seja usada para lidar ou “anestesiar” emoções.
Veja alguns exemplos práticos de como isso pode estar no seu dia a dia:
- Comportamento:
Comer sem estar com fome;
Fazer beliscos fora de hora;
Comer mesmo já estando saciada (o).
- Possíveis emoções que levam ao comportamento:
Estresse;
Ansiedade;
Medo;
Tristeza.
Mindful eating: um caminho para comer de forma mais consciente
Já deu para entender que hábitos aparentemente inofensivos, como comer um chocolate quando estamos estressados na verdade, é o reflexo de que a relação da comida com as emoções não anda lá muito saudável, não é mesmo?
Mas saiba que existem ferramentas que podem ajudar a perceber melhor essas emoções e conduzir da forma mais adequada, para não utilizar a comida para lidar com elas.
Uma dessas estratégias é o mindful eating – ou algo como “comer consciente”.
O objetivo é que o comer consciente não seja apenas uma ideia ou uma meditação, mas sim um estilo de vida no qual você consegue colocar toda a sua atenção voltada ao ato de se alimentar – e com isso, conseguir separar de forma mais consciente suas emoções dos alimentos, e ainda saber reconhecer quando você está com fome, ou quando o consumo de um alimento se deu por ansiedade ou por tédio, por exemplo.1,2
Vamos à prática: separamos aqui 3 formas de colocar o mindful eating, na prática, para você aplicar o comer consciente no seu dia a dia, e assim conseguir ter uma relação realmente saudável com alimentos e bebidas:1
USE TODOS OS SEUS SENTIDOS
A ato de se alimentar não se restringe apenas ao paladar: ao saborear uma refeição, aproveite para sentir seus aromas, para observar suas cores, e sentir sua textura. Faça com que as refeições sejam gratificantes para você!
IDENTIFIQUE SUA FOME
Se você colocar sua fome em uma escala de 0 a 10, qual nota daria a ela? Parar para entender esse fator pode ajudar a decidir o que comer, e quando. Além disso, se faça perguntas como “Eu comer agora um belo prato de comida caseira” para identificar se é uma fome fisiológica, ou se, na verdade é vontade de comer algo.
ESTAR REALMENTE PRESENTE NO MOMENTO DA REFEIÇÃO
Celular, televisão, e-mails do trabalho... todos essas são distrações que atrapalham o ato de comer e que não ajudam a fazê-lo de forma consciente, interferindo inclusive na percepção se você está realmente saciada(o) com aquela refeição. Assim, vale desligar todos os eletrônicos, fazer uma pausa no trabalho e focar toda a sua atenção na comida que está à sua frente.
Pareceu difícil? Sabemos que adotar novos hábitos é sempre algo desafiador, mas com a prática desta nova forma de se alimentar no dia a dia com certeza você vai conseguir, gradualmente, se alimentar de forma mais plena, fazendo assim as pazes das emoções com a alimentação, e colhendo ótimos frutos para seu corpo e mente!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Confira os artigos científicos e referências técnicas:
[1] Alvarenga M, et al. Nutrição comportamental. Tamboré: Editora Manole, 2016.
[2] Simoni NK. O efeito das emoções na percepção de sabores e escolha dos alimentos. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Nutrição em Saúde Pública para obtenção do título de Mestre em Ciências. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6138/tde-02102018-132954/publico/NataliaKorenSimoni_MTR_REVISADA.pdf. Acesso em Janeiro/23.
PRODUTOS
Conheça nossos produtos
DICAS
Conteúdos exclusivos
RECEITAS
Queremos inspirar você! Por isso, reunimos receitas deliciosas com os melhores ingredientes.
SERVIÇOS
Você que é cliente, consumidor, fornecedor ou representante, esse espaço é para você!