PATROCINADOR DAS TRANSMISSÕES DOS JOGOS OLÍMPICOS PARIS 2024 NA GLOBO - PATROCINADOR DAS TRANSMISSÕES DOS JOGOS OLÍMPICOS PARIS 2024 NA GLOBO - PATROCINADOR DAS TRANSMISSÕES DOS JOGOS OLÍMPICOS PARIS 2024 NA GLOBO - PATROCINADOR DAS TRANSMISSÕES DOS JOGOS OLÍMPICOS PARIS 2024 NA GLOBO

Qualidade de vida

Dormir emagrece?

O uso de telas perto da hora de dormir pode atrapalhar seu sono ou até mesmo reduzir a quantidade de horas dormidas.
COMPARTILHE
Wave
Adorno
wave-top-white

Muitas pessoas certamente já pensaram como seria bom poder perder algum peso simplesmente... dormindo!

A gente já adianta aqui: não existe noite de sono que faça alguém emagrecer dormindo! O caminho é buscar manter hábitos de vida saudáveis, como ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente.

Então de onde vem essa história? E de que forma o sono realmente pode interferir no peso corporal? Para saber, continue lendo essa matéria!


Afinal... dormir emagrece?

A verdade é que simplesmente dormir não vai fazer você perder peso! Por mais maluca que pareça essa ideia, entre 1960 e 1970 foi criada a “dieta da Bela Adormecida”, que recomendava que as pessoas dormissem por muitas horas seguidas - desta forma elas não comeriam, e assim perderiam peso. Loucura, não é mesmo?1

É claro que o método, além de não ser eficaz para a perda de peso, ainda prejudicava a saúde, a nutrição e a vida da pessoa, que ao invés de realizar suas atividades cotidianas, estava dormindo!1

Por ter se mostrado mais perigosa do que efetiva, a “dieta da Bela Adormecida” saiu de cena – mas a ideia tentadora de que seria possível emagrecer através do sono permaneceu no imaginário de muitos!


Sono x excesso de peso

Apesar de dormir não levar à perda de peso, já se sabe que a qualidade e a quantidade do sono podem interferir no peso.

Uma pesquisa mostrou que pessoas que dormiam menos de 6 horas por noite apresentam maior risco de obesidade. Além disso, quem dormia menos de 6 horas apresentava maior IMC (Índice de Massa Corpórea) do que pessoas que dormiam 9 horas por noite.2

Isso acontece porque quando dormimos menos do que o necessário, há uma redução dos níveis de leptina (o hormônio responsável pela saciedade), enquanto há um aumento dos níveis de grelina, hormônio que ajuda a regular a fome. Com isso, o apetite pode aumentar e aumentar o consumo de alimentos, o que levaria ao ganho de peso.3

E não para aí: pessoas que dormem pouco ainda parecem apresentar comportamentos alimentares como incluir poucas verduras nas refeições e realizar beliscos fora de hora, o que também pode levar a um aumento de peso.4


Dicas para uma boa noite de sono

Agora que você já viu que garantir boas horas de sono pode ajudar a prevenir o ganho de peso, confira abaixo dicas de como ter uma boa noite de sono:

- Não abuse das telas (celular, tablet, televisão) perto do horário de dormir;

- O ambiente onde for dormir deve estar escuro, em uma temperatura amena e se possível, com pouco barulho;

- Estabeleça uma rotina de horários para dormir e para acordar;

- Perto do horário de dormir, evite ingerir bebidas e alimentos que contenham cafeína, como café, guaraná e chá verde.


Dormir não emagrece, mas agora você viu que dormir bem ajuda a prevenir o ganho de peso em excesso – o que é essencial para uma vida saudável!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Confira os artigos científicos e referências técnicas:

[1] 4 mitos e verdades sobre a dieta da Bela Adormecida. Nutritotal. Disponível em https://nutritotal.com.br/publico-geral/material/dieta-da-bela-adormecida-nao-funciona/. Acesso em Maio/23.


[2] Crispim CA, Zalcman I, Dáttilo M, Padilha HG, Tufik S, Mello MT. Relação entre Sono e Obesidade: uma Revisão da Literatura. Arq Bras Endocrinol Metab. 2007; 51(7): 1041-9.


[3] Knutson KL. Does Inadequate Sleep Play a Role in Vulnerability to Obesity? Am J Hum Biol. 2012; 24(3):361–71.


[4] Brondel L, Romer MA, Nougues PM, Touyarou P, Davenne D. Acute Partial Sleep Deprivation Increases Food Intake in Healthy Men. Am J Clin Nutr. 2010; 91(6):1550–9.

wave-top-gray
banner-2 Adorno
products-left Adorno
products-right Adorno

PRODUTOS

Conheça nossos produtos

Contamos com uma linha completa de produtos para você e sua família!
Piracanjuba Whey Café + Energia 250 ml
Piracanjuba Whey Café + Energia 250 ml
VER PRODUTO
Leite Semidesnatado Piracanjuba Zero Lactose A2 1L
Leite Semidesnatado Piracanjuba Zero Lactose A2 1L
VER PRODUTO
Composto Lácteo Piracanjuba Zero Lactose 380g
Composto Lácteo Piracanjuba Zero Lactose 380g
VER PRODUTO
Leite em Pó Integral Instantâneo Piracanjuba 800g
Leite em Pó Integral Instantâneo Piracanjuba 800g
VER PRODUTO
Leite Condensado Semidesnatado Piracanjuba 395g
Leite Condensado Semidesnatado Piracanjuba 395g
VER PRODUTO
Leite Integral Piracanjuba 1L
Leite Integral Piracanjuba 1L
VER PRODUTO
Creme de Leite Piracanjuba 200g
Creme de Leite Piracanjuba 200g
VER PRODUTO
Leite em Pó Integral Instantâneo Piracanjuba A2 380g
Leite em Pó Integral Instantâneo Piracanjuba A2 380g
VER PRODUTO
Leite Condensado Light Piracanjuba 405g
Leite Condensado Light Piracanjuba 405g
VER PRODUTO
Creme de Leite Gourmet Piracanjuba 200g
Creme de Leite Gourmet Piracanjuba 200g
VER PRODUTO
Leite Semidesnatado Piracanjuba Zero Lactose 1L
Leite Semidesnatado Piracanjuba Zero Lactose 1L
VER PRODUTO
Doce de Leite Piracanjuba Zero Lactose 350g
Doce de Leite Piracanjuba Zero Lactose 350g
VER PRODUTO
Manteiga com Sal Piracanjuba 200g
Manteiga com Sal Piracanjuba 200g
VER PRODUTO
Leite Semidesnatado Piracanjuba A2 1L
Leite Semidesnatado Piracanjuba A2 1L
VER PRODUTO
01
14

RECEITAS

Queremos inspirar você! Por isso, reunimos receitas deliciosas com os melhores ingredientes.

SERVIÇOS

Você que é cliente, consumidor, fornecedor ou representante, esse espaço é para você!

Mapa do site