- Início
- Dicas
- Qualidade de vida
- Bebidas proteicas: qual a melhor opção para você?
Qualidade de vida
Bebidas proteicas: qual a melhor opção para você?
Sem dúvida o grupo de nutrientes que mais tem sido falado ultimamente são as proteínas! Isso porque as proteínas têm se mostrado cada vez mais relevantes para a saúde, independente da faixa etária e do estilo de vida. Buscando atender essa necessidade, o mercado começou a oferecer aos seus consumidores inúmeras opções de produtos com alto teor de proteínas, principalmente na versão de bebidas.
Dentre as muitas alternativas, é possível encontrar bebidas com diferentes teores de proteínas. Então qual escolher? Se você quer ficar por dentro desse assunto e entender qual bebida proteica inserir na sua rotina, continue por aqui!
Proteínas: funções no corpo e no emagrecimento
Como falamos um pouco acima, as proteínas são nutrientes essenciais para o nosso corpo – não é à toa que estão no grupo de macronutrientes, ao lado dos carboidratos e das gorduras, e que recebe esse nome porque precisam ser ingeridas em maiores quantidades quando comparadas a vitaminas e minerais (que estão no grupo chamado “micronutrientes”)
As proteínas desempenham diferentes papéis quando entram no corpo, como:1
- Crescimento e manutenção de músculos;
- Formação de hormônios;
- Formação de anticorpos;
- Fornecimento de energia;
- Transporte de oxigênio;
- Transporte de vitaminas.
Além dessas funções, as proteínas têm se mostrado essenciais no processo de emagrecimento. Esse efeito se deve em partes pelo fato desse macronutriente contribuir para a sensação de saciedade, o que evita um maior consumo de alimentos, facilitando a perda de peso.2
No mais, dietas com maiores teores de proteínas também parecem ajudar na redução de gordura corporal e diminuição da perda de massa magra durante o processo de emagrecimento.2
Consumo fracionado de proteínas: quais os benefícios?
De forma geral, é recomendado que homens adultos (19 a 50 anos) saudáveis consumam 56g de proteínas por dia, e mulheres adultas (19 a 50 anos) saudáveis, consumam 46g de proteínas ao dia3 – lembrando que para entender suas necessidades nutricionais, é preciso consultar um profissional nutricionista, ok?
Mas a ciência já mostrou que não basta consumir a quantidade adequada de proteínas: a forma como esse nutriente está distribuído ao longo do seu dia também se mostra um fator importante para alcançar os resultados desejados.
Prova disso são pesquisas sobre o assunto que mostram os seguintes resultados:
- O consumo de uma quantidade moderada de proteína em cada refeição estimulou a produção de proteína muscular de 24 horas de forma mais eficaz do que focar a ingestão de proteína apenas na refeição da noite;
- Distribuir o consumo de proteínas no café da manhã (e não apenas no almoço e jantar) se mostra uma boa estratégia para ganho de massa muscular.
Lembrando que uma maior quantidade de massa muscular gera uma maior queima de energia no corpo, que por sua vez é essencial para perda de peso. Viu como tudo está interligado?!
E para que seja possível ter a proteína presente nas diferentes refeições que você realiza ao longo do dia, é preciso ir além das carnes, frango ou peixes no almoço e jantar!
Incluir fontes de proteínas no café da manhã e lanches intermediários é primordial para o sucesso do fracionamento – e sem dúvida, as bebidas de proteínas podem ser grandes aliadas nesta tarefa!
Bebidas com 10g de proteínas x Bebidas com 23g de proteínas: qual a melhor opção?
Depende! Ambos produtos têm uma concentração de proteínas interessante, e por isso poderão ser utilizadas por pessoas com diferentes necessidades. Mas vamos pontuar aqui algumas diferenças entre esses 2 tipos de bebidas proteicas para tentar te ajudar nessa escolha:
BEBIDA PROTEÍCA COM 10g DE PROTEÍNAS
- Praticantes de atividades físicas
- Café da manhã ou lanches intermediários
- Idosos ou pessoas que precisam manter a massa muscular
BEBIDA PROTEÍCA COM 23g DE PROTEÍNAS
- Praticantes de exercícios físicos que buscam ganho de massa muscular
- Pré ou pós-treino
- Atletas
Independe da sua opção, o bacana dessas bebidas proteicas é que seu consumo facilita o fracionamento de proteínas ao longo do dia, evitando que esse nutriente apareça apenas no almoço e jantar! Assim, lembre-se da importância da distribuição de proteína entre as refeições e aproveite todos os benefícios que esse consumo pode trazer para você!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Confira os artigos científicos e referências técnicas:
[1] Silva ACC, Frota KMG, Arêas JAG. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes. Proteína. Série de Publicações ILSI Brasil. Força-tarefa Alimentos Fortificados e Suplementos. Comitê de Nutrição. ILSI Brasil. 2012.
[2] Pedrosa RG, Junior JD, Tirapegui J. Dieta rica em proteína na redução do peso corporal. Rev. Nutr. 2009; 22(1):105-111.
[3] Institute of Medicine. Dietary reference intakes for energy, carbohydrate, fiber, fat, fatty acids, cholesterol, protein, and amino acids. Washington (DC): National Academy Press; 2005.
[4] Mamerow MM, Mettler JA, English KL, Casperson SL, Arentson-Lantz E, Sheffield-Moore M, Layman DK, Paddon-Jones D. Dietary protein distribution positively influences 24-h muscle protein synthesis in healthy adults. J Nutr. 2014; 144(6):876-80.
[5] Yasuda J, Tomita T, Arimitsu T, Fujita S. Evenly Distributed Protein Intake over 3 Meals Augments Resistance Exercise-Induced Muscle Hypertrophy in Healthy Young Men. J Nutr. 2020; 150(7):1845-1851.
PRODUTOS
Conheça nossos produtos
DICAS
Conteúdos exclusivos
RECEITAS
Queremos inspirar você! Por isso, reunimos receitas deliciosas com os melhores ingredientes.
SERVIÇOS
Você que é cliente, consumidor, fornecedor ou representante, esse espaço é para você!