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Nutrição infantil

Erros comuns na alimentação de crianças pequenas e como evitar.

As inseguranças e dúvidas sobre a alimentação das crianças em seus primeiros anos de vida podem levar a erros que impactam na saúde e na formação de bons hábitos alimentares.
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Comer bem na infância é muito importante para garantir uma vida adulta saudável, além de evitar doenças futuras e garantir um melhor desenvolvimento1.

O que acontece nos primeiros anos de vida da criança influencia diretamente na formação de hábitos alimentares, principalmente durante o período de introdução alimentar1,2! Vamos conhecer mais a respeito?


Os desafios da alimentação nos primeiros anos de vida

A introdução alimentar é um momento muito importante e especial. É quando o bebê descobre os sabores, as texturas e aprende a se relacionar com a comida1. Entretanto, nesta fase podem surgir desafios que interferem na evolução e no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis.

Apesar de ser um momento especial, a alimentação de crianças pequenas costuma ser um período repleto de dúvidas: será que meu filho está comendo o suficiente? E se ele se engasgar? Como preparar os alimentos? Quais tipos de alimentos oferecer? Como oferecer?

Além das dúvidas que surgem naturalmente, os comentários de familiares e orientações desatualizadas podem deixar os pais ainda mais suscetíveis a erros muito comuns1.

Lidar com a ansiedade e insegurança, enfrentar a pressão social e familiar, organizar a rotina e o preparo dos alimentos, respeitar a criança e ter muita paciência. São muitas demandas presentes no dia a dia das famílias e, por isso, ter suporte e orientações de qualidade são de extrema importância para prevenir e corrigir muitos problemas durante a introdução alimentar e os primeiros anos de vida da criança.


Quais os principais erros nesse momento e como evitá-los?

Como vimos acima, pode ser difícil conduzir a alimentação das crianças sem cometer alguns erros que podem atrapalhar (e muito) os hábitos alimentares na sua casa. Veja quais são a seguir!


1) Oferecer os alimentos batidos e/ou misturados

Com medo de engasgo ou por receber uma orientação desatualizada, esse erro pode aparecer.

A oferta dos alimentos liquidificados não é recomendada1,2, pois atrapalha o processo de conhecimento das texturas, sabores e mastigação. Não bater e amassar, mas misturar todos os alimentos também atrapalha a descoberta de sabores e texturas.

- Como evitar: ofereça os alimentos amassados e separados no início da introdução alimentar. Evolua a consistência ao longo dos meses e, a partir de 12 meses, ofereça a alimentação da família (em pedaços, sem amassar)1.


2) Desistir de um alimento após recusa e só oferecer os alimentos preferidos

É muito comum que haja recusa ou preferência a determinados alimentos pela criança1. Com isso, muitas famílias passam a oferecer apenas os alimentos preferidos, restringindo as opções e tornando o cardápio monótono e cada vez mais restrito.

- Como evitar: independente da preferência ou recusa, sempre varie os alimentos oferecidos, assim como a forma de oferecer o mesmo alimento. Principalmente até os 2 anos, a criança ainda está conhecendo os sabores e estabelecendo as suas preferências1.


3) Colocar sal no preparo dos alimentos antes de 1 ano

Por receio da comida ficar “sem gosto” ou na tentativa de melhorar a aceitação alimentar, a adição de sal antes de 12 meses pode acontecer.

É muito importante seguir a recomendação de não adicionar sal ou temperos com sal até 1 ano de vida. A quantidade de sódio naturalmente presente nos alimentos já é suficiente para atender às necessidades nesta idade1.

- Como evitar: use temperos naturais no preparo dos alimentos – cebola, alho, salsinha, cebolinha, orégano - eles são ótimas estratégias para adicionar sabor sem a necessidade de sal!

Lembre-se: nosso paladar de adulto já está formado e acostumado com a adição de sal, mas o paladar da criança ainda está em formação.


4) Oferecer açúcar antes dos dois anos

A oferta precoce de açúcar pode acontecer por desinformação, influências de familiares ou por aquela sensação de estar privando a criança.

Oferecer açúcar antes dos dois anos aumenta o risco de cáries, sobrepeso e preferência por alimentos doces1.

- Como evitar: ofereça frutas e, quando for oferecer alguma preparação doce, como os bolos, opte por receitas adaptadas e adoçadas apenas com alimentos naturalmente doces, como uvas passas ou tâmaras.


5) Forçar a alimentação ou incluir telas no momento da refeição

A criança tem capacidade de autorregular a sua ingestão alimentar. Assim, consegue perceber os sinais de fome e saciedade, comendo o quanto e quando precisa1.

Forçar a alimentação prejudica esse contexto de autorregulação, além de gerar um momento de estresse na hora de comer, o que pode impactar na aceitação alimentar1. Comer bem não significa comer muito!

É comum que a criança coma melhor quando é exposta à tela, pois fica distraída e acaba aceitando os alimentos. Porém, o uso das telas atrapalha a percepção de saciedade, além de prejudicar a formação de bons hábitos alimentares nesta fase tão importante da vida da criança3,4,5.

- Como evitar: incentive a alimentação, mas não force. Faça refeições em família sempre que possível e garanta que o momento de comer seja tranquilo e prazeroso. Observe os sinais de fome e saciedade da criança e respeite a individualidade de cada uma.


Além dessas dicas, você também pode conhecer melhor outras estratégias para o momento da introdução alimentar clicando aqui!

A criação de uma rotina alimentar para crianças pequenas pode parecer um desafio complexo, mas com organização, conhecimento e ajuda de um profissional capacitado, é possível tornar esse um ótimo momento para novas descobertas entre a família e a criança!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Confira os artigos científicos e referências técnicas:

[1] Sociedade Brasileira de Pediatria – Departamento de Nutrologia Manual de Alimentação: orientações para alimentação do lactente ao adolescente, na escola, na gestante, na prevenção de doenças e segurança alimentar. Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Nutrologia. – 5ª. ed. - São Paulo: SBP, 2024.


[2] Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Manual do Departamento de Nutrologia Pediátrica. Alimentação da Criança de 0 a 5 anos. 1ª edição. 2024. Disponível em: https://abran.org.br/novosite/media/manual/7518.1---manual-pediatria.pdf. Acesso em 01 de setembro de 2025.


[3] Sociedade Brasileira de Pediatria – Manual de orientação: #Menos telas #Mais saúde – atualização 2024. São Paulo: SBP, 2024. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/24604c-MO__MenosTelas__MaisSaude-Atualizacao.pdf. Acesso em 01 de setembro de 2025.


[4] Lutz MR, Orr CJ, Shonna Yin H, Heerman WJ, Flower KB, Sanders LM, Rothman RL, Schildcrout JS, Bian A, Kay MC, Wood CT, Delamater AM, Perrin EM. Television Time, Especially During Meals, Is Associated With Less Healthy Dietary Practices in Toddlers. Acad Pediatr. 2024 Jul;24(5):741-747. 


[5] Tabares-Tabares M, Moreno Aznar LA, Aguilera-Cervantes VG, León-Landa E, López-Espinoza A. Screen use during food consumption: Does it cause increased food intake? A systematic review. Appetite. 2022 Apr 1;171:105928.


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