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Nutrição infantil

Como incluir fibras na alimentação das crianças?

Além de saborosas e coloridas, as frutas são ótimas fontes de fibras e devem ser consumidas, sempre que possível, inteiras e com casca.
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Quando falamos de alimentação saudável para crianças, estamos falando de oferecer alimentos variados de forma atrativa, saborosa, e que ainda contenham nutrientes e compostos importantes para ajudar no crescimento e desenvolvimento típicos dessa fase. E aqui vamos falar de um elemento que não pode faltar – as fibras!

As fibras, divididas entre solúveis e insolúveis, são essenciais para a saúde infantil, atuando, entre outros papéis, no bom funcionamento do intestino, evitando quadros como a constipação intestinal – também conhecido como intestino preso! 1,2 A constipação intestinal, embora raramente evolua para situações mais graves, pode trazer muito desconforto e impacto na qualidade de vida dos pequenos. Atualmente, as queixas sobre intestino preso são as mais frequentes dentro dos consultórios médicos, sendo um dos dez problemas mais presentes na infância! 1,3

As fibras podem ser consideradas grandes aliadas no combate ao intestino preso, já que têm a capacidade de absorver líquidos e aumentar o bolo fecal dentro do organismo da criança, facilitando assim a eliminação das fezes. 1,2

Já que as fibras são tão importantes para a saúde infantil, como fazer com que elas estejam presentes nas refeições da criançada? Fique por aqui que vamos te ajudar nessa missão, mostrando como incluir as principais fontes de fibras na alimentação!


FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES

Quando falamos em aumentar as fibras da alimentação, o primeiro grupo que precisa ser lembrado é esse – frutas, legumes e verduras!

Por se tratar de um grupo bem variado, aposte em variar as opções, ficar de olho nas épocas de cada variedade (assim você garante alimentos de melhor qualidade, a um custo mais acessível) e soltar a criatividade!

Uma dica importante: priorize sempre as versões in natura, cruas, já que parte das fibras pode ser eliminada quando o alimento é cozido. Outro ponto importante a ser lembrado é que o consumo de frutas deve acontecer, de preferência, através da fruta inteira e com casca, quando possível. Isso porque, ao preparar um suco, a fruta também perde uma certa quantidade de fibras. 1-3


CEREAIS INTEGRAIS

Cereais integrais como aveia, centeio, cevada são importantes fontes de fibras, principalmente as do tipo solúvel. 3 E para adicionar mais fibras na alimentação do seu pequeno ou pequena, vamos destacar aqui a aveia!

Acessível, versátil (você pode encontrar versões como flocos finos, grossos, farinha e farelo de aveia) e com sabor neutro, a aveia é uma ótima opção, mesmo naqueles casos de a criança recusar alimentos diferentes!

Vale lembrar que cereais refinados (como o arroz branco) são pobres em fibras, perdidas durante seu processamento. Nestes casos, vale sempre substituir pelas versões integrais, que preservam as fibras.


LEGUMINOSAS

Feijões, grão-de-bico, ervilha, soja, lentilha... as opções do grupo das leguminosas são muitas, e certamente uma delas vai agradar o paladar até das crianças mais seletivas! Mas uma coisa todas têm em comum: são ótimas fontes de fibras, principalmente as solúveis! 1,3 Além disso, podem complementar a alimentação infantil com nutrientes como ferro, fósforo, magnésio e zinco.1 Incrível, não é mesmo?


ALIMENTOS ADICIONADOS DE FIBRAS

Outra opção bem interessante para incluir fibras na alimentação das crianças é através do consumo de alimentos que recebem a adição de fibras durante seu processo produtivo. Esse é o caso de alguns leites e compostos lácteos, produtos que já costumam fazer parte do hábito alimentar da criança – evitando aquelas “guerras” enfrentadas por pais e cuidadores na hora de ofertar alimentos que não são do agrado dos pequenos! A dica é sempre checar no rótulo do produto se ele possui a adição de fibras, combinado?

Por último, é importante lembrar que de nada adianta caprichar nas fibras da alimentação, mas esquecer do consumo de água! Fibras e água são as grandes parceiras para o bom funcionamento do intestino, portanto ofereça sempre água para a criança, ou deixe uma garrafa de água por perto dela! 1-3


Viu como incluir mais fibras na alimentação das crianças pode ser mais fácil e simples do que você imaginava? Coloque essas dicas em prática hoje mesmo e ajude o intestino do seu pequeno trabalhar feito um reloginho!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Confira os artigos científicos e referências técnicas:

[1] Sociedade Brasileira de Pediatria – Departamento de Nutrologia. Manual de Alimentação: orientações para alimentação do lactente ao adolescente, na escola, na gestante, na prevenção de doenças e segurança alimentar / Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Nutrologia. – 4ª. ed. - São Paulo: SBP, 2018. 172 p.


[2] Hojsak I, Benninga MA, Hauser B, Kansu A, Kelly VB, Stephen AM et al. Benefits of dietary fibre for children in health and disease. Arch Dis Child. 2022;107(11):973-979.


[3] de Sousa VBB, de Vasconcelos LPF, Araújo DGS, Lemos JOM, de Medeiros LSM, Nogueira RBSS et al. Constipação intestinal em crianças e a importância das fibras alimentares: Uma revisão da literatura. REAS/EJCH. 2019; 21: 1-9.


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