No campo
Manutenção do equipamento de ordenha e do tanque de resfriamento
Caro produtor, você está em dia com a manutenção do seu equipamento de ordenha e tanque de resfriamento?
No dia a dia de uma fazenda pode ser comum recorrer a ações temporárias para manutenção dos equipamentos de ordenha. Exemplos são: emendas em copo coletor e nas mangueiras do leite e de vácuo. Porém, essa economia pode gerar grandes prejuízos, muitas vezes, não contabilizados.
Práticas como essas comprometem o funcionamento do equipamento, causando danos aos tetos dos animais no momento da extração do leite, e, consequentemente, maior incidência de casos de mastite.
Para te ajudar a evitar perdas na produção e assegurar o bem-estar dos animais, listamos a seguir alguns sinais de possíveis falhas em seus maquinários. Além disso, compartilhamos sugestões de ações preventivas que podem ser tomadas antes que algum problema se instale. Boa leitura!
Como perceber que a máquina de ordenha necessita de manutenção?
- Animais inquietos e dando coices na tentativa de retirar os conjuntos;
- Pele do teto vermelha/roxa após a retirada dos conjuntos, ou outra alteração;
- Tetos inchados;
- Lesões como hiperqueratose;
- Teteiras caindo com frequência;
- Dificuldade de retirar os conjuntos ao final da ordenha;
- Ordenha incompleta dos quartos mamários.
Resfriadores de leite também demandam atenção
No caso dos resfriadores de leite, muitas vezes, a manutenção preventiva se torna ainda menos frequente, podendo ser comum deixar para realizar os reparos necessários quando o equipamento apresenta um problema ou quando a qualidade do leite sofre alguma alteração decorrente do mau funcionamento do equipamento. Essa prática, porém, não é a ideal.
Confira os sinais de que o tanque de leite necessita de manutenção:
- A temperatura do leite no tanque, medida pelo termômetro digital, está diferente da temperatura registrada pelo termostato no painel do tanque;
- O tempo para o leite atingir a temperatura de 4°C após a ordenha está superior a 3 horas;
- A temperatura do leite da 1ª ordenha armazenada no tanque, após ser misturada ao leite da 2ª ordenha, ultrapassa 10° (que é o limite recomendado);
- O leite está congelando.
Esses são alguns sinais aos quais devemos ficar atentos para diagnosticar alguma intercorrência no funcionamento dos equipamentos antes da data programada da manutenção, que deve ocorrer de seis em seis meses ou de acordo com a recomendação do fabricante.
Ter sempre um calendário definido para as manutenções periódicas dos equipamentos é a forma mais segura, correta e econômica de manter a qualidade do leite produzido e a saúde dos animais.
Além disso, realizar a limpeza dos equipamentos, com os produtos corretos e nas dosagens certas, também faz parte da manutenção preventiva.
Quer saber mais sobre o assunto?
Se você é fornecedor de leite para a Piracanjuba e quer mais informações sobre o tema, procure um de nossos supervisores de qualidade e venha fazer parte da Piracanjuba PROCAMPO.
PRODUTOS
Conheça nossos produtos
DICAS
Conteúdos exclusivos
RECEITAS
Queremos inspirar você! Por isso, reunimos receitas deliciosas com os melhores ingredientes.
SERVIÇOS
Você que é cliente, consumidor, fornecedor ou representante, esse espaço é para você!