Piracanjuba

Informativos

Piracanjuba celebra 70 anos na 7ª posição entre as marcas mais consumidas nos lares brasileiros, com lançamentos e novas unidades

Responsável por lançar produtos inovadores, como o primeiro leite longa vida com tampa de rosca e o primeiro leite zero lactose do país, marca chega às sete décadas em ritmo de crescimento, a exemplo da recente aquisição de uma unidade fabril no Nordeste, obras aceleradas de fábrica no Paraná, além de novos itens no portfólio.
4 min
28/07/2025
COMPARTILHE
Wave
Adorno
wave-top-white

A Piracanjuba completa 70 anos nesta segunda-feira (28/7), com a chancela de marca inovadora e em plena fase de expansão, evidenciada por lançamentos, aquisição de unidade fabril no Nordeste e ritmo acelerado das obras de uma das maiores fábricas de queijo do país, no Paraná. Nascida no interior de Goiás com um único produto, a manteiga, a companhia se consolidou como uma das marcas mais importantes do setor alimentício brasileiro, reunindo mais de 200 itens no portfólio, e tem previsão de fechar 2025 com um faturamento próximo a R$ 12 bilhões.

“Desde os fundadores, a companhia sempre priorizou a qualidade e a responsabilidade em tudo que faz. Só produzimos o que podemos levar para a nossa família consumir. É com esse compromisso que projetamos um futuro de ainda mais sucesso”, destaca o presidente do Grupo Piracanjuba, Luiz Claudio Lorenzo.

Foi a partir da Piracanjuba que a empresa de laticínios de origem familiar, fundada em cidade homônima, começou a ser conhecida em todo o Brasil, especialmente a partir do pioneirismo no setor lácteo. Sob o comando, desde 1985, dos irmãos Marcos e Cesar Helou, a marca foi a primeira a lançar o leite longa vida com tampa de rosca (2008) no país. Também de maneira inédita apresentou ao mercado nacional o leite longa vida zero lactose (2012) e o leite A2 de caixinha (2022).

“Hoje, são centenas de produtos, para os mais diversos públicos, que aliam indulgência ao bem-estar e que se fazem presentes no dia a dia dos brasileiros nos mais diversos momentos, entregando do essencial ao inesperado”, informa o presidente.

Segundo a pesquisa Kantar (Ranking Brand Footprint) divulgada em 2025, a Piracanjuba é a sétima marca mais escolhida pelos lares no Brasil. A maior diversificação de produtos e a ampliação da presença nos principais centros consumidores, no entanto, ocorreu de forma mais acelerada a partir da última década. Para se ter uma ideia, é de 2014 a primeira campanha publicitária de exibição nacional, com o soletrar e dedilhado de PI RA CAN JU BA, que se tornou referência.

Entre outras ações da marca que ganharam repercussão nacional estão o patrocínio das transmissões dos Jogos Olímpicos Paris 2024 na TV Globo e o lançamento da campanha Desaparecidos, em outubro do ano passado. A iniciativa em parceria com a Associação Mães da Sé utiliza inteligência artificial aliada à expertise de um artista digital para recriar imagens de pessoas desaparecidas, mostrando como estariam hoje, e reproduzi-las nas caixas de leite. Em junho, a campanha conquistou o Leão de Bronze na categoria Creative Data no Cannes Lions - o maior festival internacional de criatividade do mundo, realizado em Cannes, na França.

“Projetos como esses exemplificam a relação de proximidade da Piracanjuba com as famílias brasileiras. Para nós, a qualidade é inegociável e esse valor passa pelo compromisso de fazer o melhor para as pessoas e para o mundo. É com esse olhar que procuramos evoluir para cuidar de cada geração, considerando as mais diversas demandas e necessidades”, pontua Luiz Claudio.

Neste ano em que comemora sete décadas, a Piracanjuba apresenta ao mercado uma série de novidades, entre elas, produtos que ampliam a conexão com o público jovem, a exemplo da linha Piracanjuba Zquad, com três versões: Berry Beat, Choco Loud e Vita Hit, e as bebidas lançadas por meio de collab com a Milky Moo: Pandora, Mimosa e Chicletin. Também como parte desse rejuvenescimento, apoiará, por meio da marca de bebidas proteicas Piracanjuba ProForce, o The Town 2025, maior festival de música, cultura e arte de São Paulo.

Lançamentos da Piracanjuba em 2025

Evolução do portfólio e marcas

Inicialmente formado exclusivamente por produtos Piracanjuba, nos últimos 11 anos o portfólio da empresa ganhou novas marcas, como LeitBom e as licenciadas Almond Breeze (bebidas à base de amêndoas), Ninho e Molico (leite longa vida).

Em 2024, após apresentar sua nova estrutura de governança, com a criação do cargo de presidente, a companhia adotou Grupo Piracanjuba como marca corporativa. No mesmo ano, ampliou a atuação para além do lácteos, com a aquisição da Emana, marca de suplementos voltados para nutrição e bem-estar.

Em ritmo de crescimento, em maio deste ano, o Grupo anunciou a aquisição da primeira fábrica no Nordeste. Localizada no município de Nossa Senhora da Glória, em Sergipe, a mais nova unidade tem foco na produção de queijos e derivados.

Atualmente, são oito fábricas e 16 Postos de Resfriamento de Leite em operação, distribuídos em oito estados brasileiros, no Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do país. A nona unidade fabril, em São Jorge D’Oeste (PR), iniciará a produção de queijos até o fim deste ano, sendo uma das maiores do país no segmento, com capacidade instalada de produção de até 39,4 mil toneladas ao ano de muçarela.

A unidade também terá capacidade para produzir até 7,9 mil toneladas anuais de manteiga; além de 6 mil toneladas ao ano de whey protein (concentrados e isolados proteicos) e 14,8 mil toneladas anuais de lactose em pó, contribuindo com o aumento da produção nacional desses itens.

“Esse será mais um dos marcos de inovação da companhia. A ideia é participar de forma crescente de toda a jornada de consumo, atendendo as mais diversas necessidades das pessoas, em suas diferentes fases de vida”, explica o presidente.

Luiz Claudio acrescenta que é a partir dessa perspectiva que o trabalho do Grupo continua, com o foco de evoluir para cuidar de cada geração. “É com a credibilidade alcançada até aqui, o empenho dos nossos mais de 4 mil colaboradores e a construção de vínculos com as pessoas baseados em respeito, cuidado e transparência, que nos sentimos prontos para criar o futuro da alimentação todos os dias. Que venham as próximas décadas de crescimento, sempre contribuindo para transformar o viver em viver bem”, finaliza.

Unidade Fabril localizada em Bela Vista de Goiás - GO.

Destaques das últimas 7 décadas

1955: criação da marca com o 1º produto, a manteiga de leite em lata.

2008: lança o 1º leite longa vida em embalagem com tampa de rosca do Brasil.

2012: lançamento do 1º leite longa vida zero lactose do país.

2014: aquisição da marca LeitBom.

2018: parceria com a Blue Diamond para produção e comercialização da marca Almond Breeze (bebidas à base de amêndoas).

2019: parceria com a Nestlé para produção e distribuição nacional dos leites líquidos longa vida Ninho e Molico.

2020: aquisição de unidades fabris em Araraquara (SP), Carazinho (RS) e Três Rios (RJ), pertencentes à Nestlé.

2021: entrada no segmento de nutrição infantil, com a linha Piracanjuba excellence.

2022: lançamento do 1º leite A2 de caixinha no Brasil.

2024: adoção de nova estrutura de governança, criação da marca corporativa Grupo Piracanjuba, aquisição da Emana, lançamento da campanha Desaparecidos.

2025: aquisição da 1ª fábrica no Nordeste, em Nossa Senhora da Glória (SE), lançamento da Promoção 70 anos Piracanjuba – Vem pra festa, vem!, com sorteio final de R$ 700 mil.


Raio-x:

  1. + de 200 produtos no portfólio.
  2. + de 4 mil colaboradores.
  3. 8 unidades fabris em operação: Bela Vista de Goiás (GO), Governador Valadares (MG), Maravilha (SC), Sulina (PR), Araraquara (SP), Três Rios (RJ), Carazinho (RS) e Nossa Senhora da Glória (SE). A nona fábrica, em São Jorge D’Oeste (PR), está prevista para ser inaugurada ainda este ano.
  4. 16 postos de recepção de leite.
  5. capacidade de processamento de até 6 milhões de litros de leite por dia.


Unidade Fabril de São Jorge d'Oeste - PR

Sobre a Piracanjuba

Desde 1955, quando nascemos no interior de Goiás, somos movidos por fazer o melhor para as famílias brasileiras e por alimentar a vida, transformando o viver em viver bem.

Em 2025, celebramos 70 anos de história. Nossa jornada começou com um único produto, a manteiga, e hoje contamos com um portfólio de mais de 100 itens. Segundo a pesquisa Kantar (Ranking Brand Footprint) divulgada em 2025, somos a 7ª marca mais escolhida pelos lares brasileiros.

Ao longo dos anos, conquistamos a confiança dos consumidores e nos tornamos referência em inovação. Fomos pioneiros ao lançar, em 2012, o primeiro leite UHT zero lactose do mercado. Em 2021, expandimos nosso portfólio para a nutrição infantil com a linha Excellence, e, em 2022, trouxemos mais uma novidade: o primeiro leite A2 de caixinha.

Porque Piracanjuba é para sua mesa, para seu dia, para sua vida!

Somos uma marca que nasceu e cresceu no Brasil, presente em cada cantinho do país, carregando o jeito brasileiro inconfundível de trazer todo mundo para perto, de transformar o café da tarde em um evento, de temperar cada momento com uma dose de leveza e alto astral. De deixar tudo mais gostoso – no nosso ritmo e do nosso jeito.

Piracanjuba

Para Viver Bem

www.piracanjuba.com.br


Sobre o Grupo Piracanjuba

Com raízes no interior de Goiás, o Grupo Piracanjuba faz parte do dia a dia das famílias brasileiras. Reunimos marcas que levam qualidade e inovação à mesa: Piracanjuba, Emana, LeitBom e as licenciadas Almond Breeze (bebidas à base de amêndoas), Ninho e Molico (leite longa vida). No total, são mais de 200 produtos em nosso portfólio. Nosso time conta com mais de 4 mil colaboradores, que atuam em oito unidades fabris e 16 postos de recepção de leite, garantindo uma capacidade de processamento de até 6 milhões de litros de leite por dia. Além disso, investimos em sustentabilidade, com fazendas de eucalipto, e incentivamos o desenvolvimento contínuo por meio de programas de educação.

Grupo Piracanjuba

Cuidado que alimenta a vida

www.grupopiracanjuba.com.br


wave-top-gray
banner-2 Adorno
products-left Adorno
products-right Adorno

PRODUTOS

Conheça nossos produtos

Contamos com uma linha completa de produtos para você e sua família!
Piracanjuba ProForce Cookies and Cream 250ml
Piracanjuba ProForce Cookies and Cream 250ml
VER PRODUTO
Piracanjuba ProForce Banoffee 250ml
Piracanjuba ProForce Banoffee 250ml
VER PRODUTO
Queijo Parmesão Cilindro Piracanjuba 180g
Queijo Parmesão Cilindro Piracanjuba 180g
VER PRODUTO
Piracanjuba ProForce Café+ 250ml
Piracanjuba ProForce Café+ 250ml
VER PRODUTO
Whey Protein Pó Milk Piracanjuba ProForce 450g
Whey Protein Pó Milk Piracanjuba ProForce 450g
VER PRODUTO
Leite Semidesnatado Piracanjuba Zero Lactose A2 1L
Leite Semidesnatado Piracanjuba Zero Lactose A2 1L
VER PRODUTO
Composto Lácteo Piracanjuba Zero Lactose 380g
Composto Lácteo Piracanjuba Zero Lactose 380g
VER PRODUTO
Leite em Pó Integral Instantâneo Piracanjuba 700g
Leite em Pó Integral Instantâneo Piracanjuba 700g
VER PRODUTO
Leite Condensado Semidesnatado Piracanjuba 395g
Leite Condensado Semidesnatado Piracanjuba 395g
VER PRODUTO
Leite Integral Piracanjuba 1L
Leite Integral Piracanjuba 1L
VER PRODUTO
Creme de Leite Piracanjuba 200g
Creme de Leite Piracanjuba 200g
VER PRODUTO
Leite em Pó Integral Instantâneo Piracanjuba A2 380g
Leite em Pó Integral Instantâneo Piracanjuba A2 380g
VER PRODUTO
Leite Condensado Light Piracanjuba 405g
Leite Condensado Light Piracanjuba 405g
VER PRODUTO
Creme de Leite Gourmet Piracanjuba 200g
Creme de Leite Gourmet Piracanjuba 200g
VER PRODUTO
Leite Semidesnatado Piracanjuba Zero Lactose 1L
Leite Semidesnatado Piracanjuba Zero Lactose 1L
VER PRODUTO
Doce de Leite Piracanjuba Zero Lactose 350g
Doce de Leite Piracanjuba Zero Lactose 350g
VER PRODUTO
Manteiga com Sal Piracanjuba 200g
Manteiga com Sal Piracanjuba 200g
VER PRODUTO
Leite Semidesnatado Piracanjuba A2 1L
Leite Semidesnatado Piracanjuba A2 1L
VER PRODUTO
Whey Protein Pó Chocolate Piracanjuba ProForce 450g
Whey Protein Pó Chocolate Piracanjuba ProForce 450g
VER PRODUTO
01
19

RECEITAS

Queremos inspirar você! Por isso, reunimos receitas deliciosas com os melhores ingredientes.

SERVIÇOS

Você que é cliente, consumidor, fornecedor ou representante, esse espaço é para você!

Mapa do site