- Início
- Dicas
- Qualidade de vida
- Você planeja suas refeições?
Qualidade de vida
Você planeja suas refeições?
Quando estamos em nossos dias mais corridos, não é incomum que apareçam pensamentos como “o que vou comer hoje quando chegar do trabalho?” “será que terei tempo para preparar uma refeição completa ou vou precisar fazer um lanche rápido?”.
Em momentos como esses, tarefas relacionadas ao nosso bem-estar, como o preparo das refeições, podem ser as primeiras a ficar de lado, dando lugar a opções como fast foods e alimentos que podem não ser muito equilibrados do ponto de vista nutricional. Esses alimentos podem, sem dúvidas, fazer parte de uma rotina saudável, mas quando essas opções se tornam frequentes, acabam comprometendo nossa saúde e qualidade de vida a longo prazo.
Se você quer conhecer dicas práticas para driblar essas situações e planejar melhor sua rotina alimentar mesmo diante de uma agenda atribulada, acompanhe nossas dicas a seguir!
Por que planejar as refeições?
A alimentação tem impacto direto na qualidade de vida, por isso é essencial encará-la como um hábito fundamental para a nossa saúde1. Deixar para decidir o que comer apenas no momento da refeição aumenta a chance de fazer escolhas pouco saudáveis, o que pode contribuir em longo prazo para o desenvolvimento de problemas de saúde como diabetes tipo 2, obesidade e hipertensão, afetando diretamente a qualidade de vida1-4.
O planejamento alimentar é uma solução prática e inteligente que, quando incorporada ao dia a dia, facilita a rotina para permitir que tenhamos comida fresca e caseira à disposição, mesmo nos dias mais corridos1.
Confira abaixo os principais benefícios do planejamento das refeições:
- Alimentação mais saudável: o planejamento das refeições diminui a probabilidade de consumir alimentos ricos em gorduras, sódio e açúcar, facilitando a escolha por opções mais diversificadas e nutritivas1,4;
- Economia financeira: ao reservarmos um momento para preparar as refeições da semana, economizamos gás e energia ao longo dos demais dias. Além disso, com um planejamento claro, as idas ao mercado se tornam mais eficientes, evitando compras desnecessárias, desperdícios futuros e ajudando a manter a organização financeira1,3;
- Otimização do tempo: preparar as refeições de forma planejada garante economia de tempo, já que não será necessário decidir em cima da hora o que preparar, passar várias vezes no supermercado ou cozinhar após um dia cansativo1.
-->Leia também: Ter uma alimentação saudável é caro?
O passo a passo para organizar a sua rotina alimentar!
Agora que falamos das vantagens do planejamento das refeições, é hora de colocar a mão na massa. Sabemos que pode parecer desafiador à primeira vista, mas acredite: com algumas etapas simples é possível colocá-lo em prática! Separamos abaixo algumas orientações que podem ajudar nesse processo:
- Faça um cardápio: defina com antecedência o que irá comer ao longo da semana, considerando as refeições e os lanches diários. Organize o que você já tem na despensa e considere os alimentos que estão na estação, pois isso garante diversidade na alimentação ao longo do ano e economia, uma vez que são mais baratos do que os que estão fora de época1,2;
- Não esqueça dos lanches: se costuma fazer lanches (dentro ou fora de casa), pense em opções práticas e nutritivas, como frutas cortadas, iogurtes ou castanhas. Ao deixar esses itens prontos, fica mais fácil evitar alimentos ricos em açúcar e gordura no momento do lanche1;
- Faça uma lista de compras: a partir do cardápio e considerando o que falta em casa, elabore uma lista de compras objetiva para agilizar o processo das compras e evitar gastos desnecessários1;
- Escolha um dia e horário fixos: reservar um dia e horário da semana para se dedicar a essa tarefa e preparar as refeições com antecedência economiza tempo e facilita as escolhas alimentares nos dias seguintes5;
- Organize tudo antes de cozinhar: manter o ambiente limpo e organizado facilita o preparo dos alimentos torna o processo mais rápido1. Caso não vá cozinhar tudo no mesmo dia, vale também já deixar alguns itens lavados e organizados para facilitar o preparo durante a semana1.
- Prepare uma quantidade extra: cozinhe porções maiores e armazene-as na geladeira ou freezer para facilitar a montagem de refeições rápidas nos dias seguintes. Alimentos como o feijão, que possui um preparo mais demorado, podem ser feitos em maior quantidade e congelados em porções, para serem descongelados posteriormente1.
Se você ainda não tem prática, todo o processo de organizar e preparar as refeições pode ser demorado no início. Mas não desista! Com o tempo, você irá aprimorar suas habilidades e esse processo ficará mais rápido, contribuindo para uma alimentação equilibrada ao longo da semana e um estilo de vida mais saudável e prazeroso em longo prazo!
-->Leia também: 5 dicas para tornar suas refeições nutritivas com leite
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Confira os artigos científicos e referências técnicas:
[1] Guia alimentar para a população brasileira. Ministério da saúde. 2º ed. Brasília: Distrito Federal, 2014. Disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/publicacoes-para-promocao-a-saude/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf/view. Acesso em 27 de setembro de 2024.
[2] Ministério da Saúde. Dez Passos para Uma Alimentação Saudável. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/dez_passos_alimentacao_adequada_saudavel_dobrado.pdf. Acesso em 27 de setembro de 2024.
[3] Ministério da Saúde. Qual é a Relação Entre Consumo de Ultraprocessados E Risco de Mortalidade?. 7 de junho de 2022. Disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-alimentar-melhor/noticias/2022/qual-e-a-relacao-entre-consumo-de-ultraprocessados-e-risco-de-mortalidade. Acesso em 27 de setembro de 2024.
[4] Ducrot P, Méjean C, Aroumougame V, Ibanez G, Allès B, Kesse-Guyot E, et al. Meal planning is associated with food variety, diet quality and body weight status in a large sample of French adults. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity. 2017 Feb 2;14(1)
[5] Amar Laila, Carolina A, Hou S, W.L D, Haines J. Perceived challenges and strategies to achieve Canada’s Food Guide recommendation to “Cook more often”: Findings from parents of young children. Appetite. 2023 Mar 1;182:106413–3.
PRODUTOS
Conheça nossos produtos
DICAS
Conteúdos exclusivos
RECEITAS
Queremos inspirar você! Por isso, reunimos receitas deliciosas com os melhores ingredientes.
SERVIÇOS
Você que é cliente, consumidor, fornecedor ou representante, esse espaço é para você!