- Início
- Dicas
- Força e energia
- A importância do descanso no treino
Força e energia
A importância do descanso no treino
Que atire a primeira pedra quem nunca parou no meio do treino para mexer no celular, para bater um papo com o pessoal da academia ou mesmo para dar uma olhada pela janela.
Mas se depois dessa pequena pausa você fica com culpa, achando que estava enrolando e perdendo um tempo precioso do seu treino, viemos aqui para te dar uma boa notícia: o descanso pode – e deve – fazer parte do treino!
Isso porque esses minutinhos de pausa ajudam os músculos a se recuperarem, dentre outros benefícios.
Quer entender melhor sobre o descanso no treino, e por quanto tempo deve parar? Fique aqui que vamos te explicar tudinho!
Por que descansar durante o treino?
Antes de mais nada, é bacana falar que os pesquisadores têm percebido que o descanso entre os exercícios (principalmente os de força) são um dos principais fatores que devem ser pensados na hora de montar o treino – assim como número de repetições, frequência, velocidade e intensidade. 1
Isso porque se descobriu que praticantes de exercícios físicos que descansam por alguns minutinhos podem ter os seguintes benefícios quando comparados àqueles que treinam sem parar: 1-3
- Melhor adaptação dos sistemas endócrino e cardiovascular
- Melhor adaptação dos músculos
- Melhor desempenho
- Execução de um maior número de repetições de exercícios
- Melhor recuperação
- Manter por mais tempo a intensidade do treino
Quanto tempo deve durar o descanso?
Bom, a teoria é bem clara: tão importante quanto fazer a sequência que seu treinador orienta, é descansar entre as séries de exercício.
Mas, na prática, quanto tempo deve durar essa pausa?
A verdade é que as pesquisas não chegaram a um consenso absoluto, mas o que se sabe até agora sobre o tempo de descanso é: 1,2
No entanto, é válido falar aqui que o intervalo entre as séries pode durar até 5 minutos, dependendo da intensidade e objetivo do treinamento. Assim, para determinar certinho quanto tempo deve durar o seu descanso entre os exercícios, vale conversar com o educador físico responsável pelo seu treino, combinado?
Nesse intervalo, aproveite para se hidratar e bater um papo com os colegas – afinal, o treino pode trazer benefícios não apenas para o corpo, mas também para a mente!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Confira os artigos científicos e referências técnicas:
1. Lemos S, Cardozo D, Simão R. Influência da ordem dos exercícios e do tempo de intervalo de descanso entre séries no desempenho do número de repetições no treinamento para resistência muscular. R. bras. Ci. e Mov. 2016; 24(2):154-161.
2. Willardson JM, Burkett LN. A comparison of 3 different rest intervals on the exercise volume completed during a workout. Journal of Strength and Conditioning Research. 2005; 19(1): 23–26.
3 Miranda H, Fleck SJ, Simão R, Barreto AC, Dantas EHM, Novaes J. Effect of two different rest period lengths on the number of repetitions performed during resistance training. J Strength Cond Res. 2007; 21(4):1032-6.
PRODUTOS
Conheça nossos produtos
DICAS
Conteúdos exclusivos
RECEITAS
Queremos inspirar você! Por isso, reunimos receitas deliciosas com os melhores ingredientes.
SERVIÇOS
Você que é cliente, consumidor, fornecedor ou representante, esse espaço é para você!