- Início
- Dicas
- Nossos produtos
- Leite na vida adulta: entre integral, semidesnatado e desnatado, qual a melhor opção?
Nossos produtos
Leite na vida adulta: entre integral, semidesnatado e desnatado, qual a melhor opção?

Uma das premissas de uma alimentação saudável é que ela seja variada: frutas, legumes, verduras, cereais, leguminosas... todos esses alimentos devem fazer parte da rotina, uma vez que contêm nutrientes essenciais para a saúde e bem-estar.
E um desses alimentos que não pode ficar de fora é o leite!
Sim, essa bebida saborosa também é repleta de nutrientes como proteínas, cálcio e vitamina B, que desempenham importantes funções dentro do organismo.
Mas se na hora de comprar seu leite no mercado, você fica em dúvida se deve levar a versão integral, semidesnatada ou desnatada, vamos explicar um pouco sobre essas diferenças e ajudar você a fazer a escolha mais adequada.
Lembrando sempre que por aqui damos dicas gerais – para entender melhor suas necessidades nutricionais e opções que melhor se adequam ao seu perfil, é preciso buscar um profissional nutricionista. Dito isso, vamos lá!
Por que o leite é importante para adultos?
O leite tem uma grande importância dentro de uma alimentação equilibrada, uma vez que possui nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Conheça aqui um pouco mais sobre as proteínas, vitaminas e minerais do leite:
Integral, semidesnatado, desnatado: quando consumir cada uma dessas opções?
Bom, você já viu que motivos não faltam para incluir o leite na sua alimentação, não é mesmo? Agora se a sua dúvida é qual a melhor opção de leite – entre o integral, semidesnatado e desnatado, vamos explicar como é feita essa classificação!
Basicamente, a única diferença entre esses diferentes tipos de leite é a quantidade de gordura presente em cada um deles. Entenda melhor na tabela abaixo:7
Um ponto importante a ser lembrado é que a quantidade de gorduras do leite não interfere na concentração de vitaminas e minerais. Assim, o leite desnatado, por exemplo, não possui menos cálcio do que a versão integral.
Por ser o tipo que concentra uma maior quantidade de gorduras saturadas, o leite integral pode ser consumido por adultos saudáveis, mas com um cuidado maior em relação à sua quantidade.1
Já os leites do tipo semidesnatado e desnatado, por apresentam menos gorduras, podem ser consumidos por adultos saudáveis, e até mesmo por aqueles que estão com excesso de peso, por exemplo. É importante lembrar que pessoas com diferentes condições de saúde, como colesterol alto, devem consultar seu médico e/ou nutricionista para avaliarem como deve ser sua ingestão de leite.1
Em relação à quantidade de leite a ser consumida por dia, apesar do atual Guia Alimentar Brasileiro não estabelecer quantidades diárias recomendadas de alimentos ou bebidas, a Pirâmide Alimentar orienta que adultos saudáveis devem consumir diariamente 3 porções de leite e derivados (queijos ou iogurtes), sendo que uma porção corresponde a 1 copo de leite (200ml).8
O leite é uma ótima fonte de nutrientes essenciais, e ao escolher a opção com a quantidade de gorduras adequada para você, é só aproveitar todo o sabor e nutrição desse delicioso aliado da saúde!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Confira os artigos científicos e referências técnicas:
1. Silva ACC, Frota KMG, Arêas JAG. Proteínas. International Life Sciences Institute do Brasil. Força-tarefa Alimentos Fortificados e Suplementos. Comitê de Nutrição. ILSI Brasil. 2012.
2. Curtis E, Litwic A, Cooper C, Dennison E. Determinants of muscle and bone aging. J Cell Physiol. 2015; 230(11): 2618–2625.
3. França NAG, Martini LA. Cálcio. International Life Sciences Institute do Brasil. Força-tarefa Alimentos Fortificados e Suplementos. Comitê de Nutrição. ILSI Brasil. 2014.
4. Maggini S, Pierre A, Calder PC. Immune Function and Micronutrient Requirements Change over the Life Course. Nutrients. 2018; 10: 1531.
5. Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN). A importância do consumo de leite no atual cenário nutricional brasileiro. Disponível em http://sban.cloudpainel.com.br/source/SBAN_Importancia-do-consumo-de-leite.pdf. Acesso em Dezembro/22.
6. Ramalho A. Vitamina A. International Life Sciences Institute do Brasil. Força-tarefa Alimentos Fortificados e Suplementos. Comitê de Nutrição. ILSI Brasil. 2010.
7. MAPA - Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Leite UAT (UHT): RDC: 370. Brasília (DF); 1997.
8. Philippi ST. Pirâmide dos alimentos. Fundamentos básicos da nutrição. Barueri: Manole; 2008. Alimentação saudável e a pirâmide dos alimentos; p. 1-30.



PRODUTOS
Conheça nossos produtos
DICAS
Conteúdos exclusivos
RECEITAS
Queremos inspirar você! Por isso, reunimos receitas deliciosas com os melhores ingredientes.
SERVIÇOS
Você que é cliente, consumidor, fornecedor ou representante, esse espaço é para você!