Piracanjuba

Pró-Campo

Programa de Apoio Técnico ao Produtor de Leite Piracanjuba

Pró-Campo

A pecuária leiteira brasileira vem apresentando um grande crescimento nos últimos anos e acompanhando este cenário, alguns problemas relacionados à atividade vêm se intensificando, como a falta de mão-de-obra especializada, baixa produtividade do rebanho e alto custo de produção, entre outros, levando o produtor em alguns casos a deixar a atividade por falta de lucratividade.

Atento a todos esses problemas, acreditando que as soluções podem vir através de parcerias com todos os envolvidos na cadeia produtiva do leite e reconhecendo o seu papel como Agroindústria no desenvolvimento e crescimento sustentável da pecuária leiteira, o Laticínios Bela Vista cria o Programa de Apoio Técnico ao Produtor de Leite Piracanjuba - PIRACANJUBA PRÓ-CAMPO, através do qual a empresa disponibilizará produtos e serviços de forma a promover o desenvolvimento, crescimento e aumento da renda e da lucrativdade do produtor de leite. Dentre os serviços de forma a promover o desenvolvimento, crescimento e aumento da renda e da lucratividade do produtor de leite. Dentre os serviços e produtos disponibilizados, estão a Assistência Técnica Gerencial, Unidades Demonstrativas de Produção de leite e o Centro de Apoio Técnico ao Produtor de Leite.

O Piracanjuba Pró-Campo é um programa de apoio técnico ao produtor de leite com o objetivo de levar tecnologias novas e atualizadas via assistência técnica gerencial, treinamentos e capacitação de mão de obra visando a melhoria da qualidade de vida através do aumento da geração de renda do produtor de leite, fornecedor do Laticínios Bela Vista Ltda. Este programa está alicerçado em 2 pilares básicos, conforme demonstrado abaixo:

Fluxograma Pró Campo

Assistência Técnica Gerencial

O Laticiníos Bela Vista Ltda., através do Piracanjuba Pró-Campo, disponibiliza assistência técnica gerencial aos seus produtores parceiros, com a participação de agrônomos, veterinários e zootécnicas. Além disso, mantém uma central de processamento de dados para auxiliar no gerenciamento das informações zootécnicas e financeiras das propriedades assistidas, buscando garantir a sustentabilidade da atividade leiteira através de:

Assistência Técnica Gerencial
  • -Melhoria da qualidade de vida dos envolvidos
  • -Treinamento e capacitação de mão-de-obra
  • -Melhoria da qualidade do leite
  • -Aumento da produtividade
  • -Controle dos custos de produção
  • -Melhoria genética
  • -Melhoria na alimentação e manejo
  • -Cuidados sanitários
  • -Gestão do negócio
Fluxograma Pró Campo

Qualquer produtor de leite, fornecedor do Laticínios Bela Vista, pode participar do programa de assistência técnica gerencial. Para que isto aconteça, basta procurar o Supervisor de Compra de Leite de sua região ou o Centro de Apoio Técnico. A assistência técnica é oferecida para grupos de produtores, com no mínimo 15 e no máximo 20 integrantes, dispostos a evoluir, através da melhoria da gestão da atividade leiteira. O serviço é prestado por empresas terceirizadas da área, que dispõem de técnicos especializados para orientar nas ações necessárias. O Laticínios Bela Vista Ltda., além de coordenar todos os processos por meio de uma central de processamento de dados, ainda subsidia parte dos custos da assistência como forma de invectivar o produtor participante.

Após a formação de um grupo, um produtor é selecionado e sua propriedade é transformada em uma unidade demonstrativa, para servir de referência para os demais componentes do grupo, ou para outros produtores de sua região. Esta propriedade tem acesso a benefícios especiais para se desenvolver com maior rapidez.

Outra ferramenta de apoio ao produtor é a assinatura de uma revista técnica especializada em pecuária leiteira. Com esta iniciativa, o Laticínios Bela Vista busca incentivar o hábito de leitura e levar uma informação direcionada de maneira eficaz e gratuita para cada fornecedor.

Centro de Apoio Técnico ao Produtor de Leite Piracanjuba

É uma propriedade rural composta de unidades operacionais, estruturadas, voltadas para a produção de leite, cujas principais funções são:

  • - Difundir tecnologias de produção de leite;
  • - Treinar e capacitar mão-de-obra para a atividade leiteira;
  • - Orientar na produção de leite com qualidade, viabilidade econômica e responsabilidade socioambiental;
  • - Servir de suporte para o Programa de Assistência Técnica Gerencial Piracanjuba Pró-Campo;
  • - Disponibilizar touros reprodutores de raças leiteiras e financiamentos para a compra dos mesmos;
  • - Demonstrar a viabilidade econômica da atividade leiteira, quando administrada com eficiência.

Como funciona o Centro de Apoio Técnico ao Produtor de Leite Piracanjuba

A estrutura do Centro de Apoio Técnico ao Produtor de Leite é composta por várias unidades operacionais, com objetivos individuais específicos, conforme demonstração abaixo:

Fluxograma Pró Campo

Unidade Demonstrativa de Produção de Leite

É uma área destinada à produção de leite, que seja economicamente viável e ambientalmente correta, aplicando técnicas modernas, simples e funcionais desenvolvidas pelos melhores centros de pesquisas do país, servindo como local de demonstração para os produtos e técnicos. Funciona também como sala de aula prática para os treinamentos de mão-de-obra rural, através de excursões técnicas, dias de campo e cursos semanais em parceria com o SENAR-AR/GO, onde são tratados diversos assuntos dos quais destacamos:

Assistência Técnica Gerencial
  • - Produção de leite com qualidade
  • - Manejo de ordenha
  • - Cria e recria de bezerras
  • - Sistema de pastejo rotacionado
  • - Sistema de pastejo rotacionado irrigado
  • - Produção de volumosos (milho, sorgo, cana)
  • - Recuperação e conservação do solo
  • - Instalações para gado leiteiro
  • - Controles e avaliação de custos
  • - Controles e avaliaçõa de índices zootécnicos
  • - Alimentação e manejo de bovinos
  • - Cuidados sanitários do rebanho

Unidade de Recria e Venda de Reprodutores

O programa Piracanjuba Pró-Campo, através desta unidade, disponibiliza touros de raças leiteiras aos produtores interessados em promover o melhoramento genético e que utilizam o sistema de monta natural. Estes animais são criteriosamente selecionados nos principais rebanhos leiteiros do país e financiados pelo Laticínios Bela Vista.

Assistência Técnica Gerencial

Unidade de Treinamento Inseminação Artificial

Nesta unidade são centralizados os treinamentos de inseminação artificial em bovinos de leite em parceria com a CRV-Lagoa da Serra. É composta por uma sala de aula devidamente equipada onde os alunos conhecem na prática o aparelho reprodutivo das vacas, possui ainda bretes de contenção suficientes, assim como animais para uso exclusivo nas aulas práticas, o que torna o aprendizado muito mais rápido e eficaz. O objetivo deste treinamento é capacitar os funcionários e produtores rurais a utilizarem a técnica de inseminação artificial para promover o melhoramento genético de seus rebanhos

Assistência Técnica Gerencial

Unidade Centro de Treinamento

Esta unidade oferece uma completa estrutura física de apoio, proporcionando conforto e bem estar ao treinando. É composta por alojamentos, refeitório equipado com TV, área de leitura e sala de aula teórica, gratuitamente.

Assistência Técnica Gerencial

Unidade de Responsabilidade Socioambiental

Programa Poupança Verde

Para estimular o produtor de leite a fazer uma reserva que lhe permita ter uma segurança financeira, o Piracanjuba Pró-Campo elaborou um programa de demonstração do plantio espécies florestais (Mogno Africano, Teca e Acácia) que no futuro (10 a 15 anos), represente uma "poupança"através da produção de madeira nobre.

Assistência Técnica Gerencial

Recuperação de Nascentes

É um programa de parceria do Laticinios Bela Vista LTDA, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Bela Vista de Goiás e Tetra Pak do Brasil. Consiste no reglorestamento das matas ciliares de 3 nascente com o plantio de espécies florestais nativas, com o objetivo de recuperá-las. Assim como também servir de modelo para a recuperação de outras nascentes nas mesmas condições.

Assistência Técnica Gerencial

Sistema Silvipastoril

Buscando difundir o princípio do desenvolvimento sustentável, o Piracanjuba Pró-Campo implantou um sistema demonstrativo de integração entre pastagem e floresta, sistema silvipastoril. Sua finalidade é promover a integração e interação dos diferentes componentes, pecuário, agícola e florestal, aliando aumento de produtidade com preservação do meio ambiente.

Assistência Técnica Gerencial

Unidade - Laboratório de Biocarrapaticidograma

O Laboratório de biocarrapaticidograma tem como objetivo receber carrapatos coletados na propriedades rurais e testar quais carrapaticidas são eficientes para o controle dos mesmos. Através de análises, será informado ao produtor qual o melhor produto a ser utilizado no seu rebanho, proporcionando maior eficiência nos resultados, economia ao produtor, diminuição do risco de contaminação do leite e proteção do meio ambiente.

Carrapatograma

Manual do Carrapatograma

Carrapatograma

Manual do Produtor

Mais Informações

Rodovia GO 020 Km 48 - Zona Rural - Bela Vista de Goiás - GO
(62) 9973-9480 / (62) 9917-5551 / (62) 9994-1411