Nutrição

Gostamos de fazer bem o que te faz bem




O leite pode colaborar na Hipertensão

03 JAN 2017

A associação entre uma alimentação saudável e equilibrada com a prevenção de doenças e a melhora da qualidade de vida já está bem estabelecida. Determinadas características da alimentação e estilo de vida do indivíduo auxiliam, por exemplo, no controle e prevenção da hipertensão (pressão alta).

            Estudos científicos vêm apontando que o consumo frequente de leite e derivados pode contribuir para menores níveis de pressão arterial em indivíduos de diferentes idades, além disso, é possível verificar que a redução do consumo destes alimentos está associada com o aumento da incidência de pressão alta. O controle e a prevenção da hipertensão é de grande valia para a saúde, uma vez que está associada com o aumento de doenças do coração e do rim. Cabe lembrar que uma alimentação saudável e equilibrada associada com a prática de atividade física também contribui para a prevenção de doenças crônicas.

            Procure incluir leite e derivados em seu dia a dia, veja algumas sugestões de consumo: iogurte com castanhas e sementes, leite batido com frutas e cereais, aperitivos de queijo temperado com ervas, molhos de salada à base de iogurte, além do tradicional café com leite e sanduíche de pão integral com queijo.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

 

  1. ENGBERINK, M.F.; HENDRIKSEN, A.H.; SCHOUTEN, E.G.; ROOJI, F.J.V.; HOFMAN, A.; WITTEMAN, J.C.; GELEIJNSE, J.M. Inverse association between dairy intake and hypertension: the Rotterdam study. Am J Clin Nutr, vol. 89, p. 1877-83, 2009.
  2. RALSTON, R.A.; LEE, J.H.; TRUBY, H.; PALERMOS, C.E.; WALKER, K.Z. A systematic rewiew and meta-analysis of elevated blood pressure and consumption of dairy foods. Journal of Human Hypertension, vol. 26, p.3-13, 2012.
  3. VERNAY, M.; AIDARA, M. SALANAVE, B. DESCHAMPS, V; MALON, A; OLEKO, A; MALLION, J.; HERCBERG, S; CASTETBON, K. Diet and blood pressure in 18-74 year-old adults:  the French Nutrition and Health Survey (ENNS, 2006-2007). Journal of Hypertension, vol. 30, p.1-8, 2012. 

Compartilhe

Mais Dicas de Nutricao

Ver Todas

O Ministério da Saúde informa: O aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.