Nutrição

Gostamos de fazer bem o que te faz bem




As Vitaminas Naturais do Leite

29 DEZ 2016

A composição nutricional do leite é extremamente complexa, sendo considerado um dos alimentos mais completos da dieta humana, afinal, apresenta naturalmente quantidades importantes de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e de micronutrientes (minerais e vitaminas). Conheça algumas das vitaminas essenciais presentes nesse alimento tão rico:

- Vitamina A: um copo (200ml) de leite integral oferece 10% das recomendações de ingestão diária dessa vitamina, fundamental para a visão, a reprodução, o crescimento e o bom funcionamento do sistema de defesa do corpo;

- Vitaminas B2 (riboflavina) e B3 (niacina): o leite apresenta 37% e 19% das recomendações de ingestão diária em um copo, respectivamente. Essas vitaminas participam de diversas reações envolvidas no processo de produção de energia pelas células;

- Vitamina B12: seu consumo adequado é essencial à formação de células do sangue e ao funcionamento adequado do sistema nervoso. O leite contribui com 30% da recomendação de ingestão diária em apenas um copo.

Portanto, o consumo diário de leite ajuda a alcançar as recomendações de todas essas vitaminas, sendo que para as vitaminas B2 e B12, a ingestão de três copos de leite ao dia é suficiente para alcançar praticamente 100% das recomendações. O leite pode ser consumido com achocolatado, café, cereal matinal, sementes e frutas. Adicione o leite em seu dia-a-dia e aproveite seus benefícios!

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

  1. Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Regulamento técnico sobre a ingestão diária recomendada (IDR) de proteína, vitaminas e minerais. Resolução RDC nº 269, de 22 de setembro de 2005.
  2. Gaucheron F. Milk and dairy products: a unique micronutrient combination. J Am Coll Nutr. 2011 Oct;30(5 Suppl 1):400S-9S
  3. NEPA-UNICAMP. Tabela brasileira de composição de alimentos. 4. ed. rev. e ampl. Campinas: NEPAUNICAMP; 2011.
  4. Otten JJ, Hellwig JP, Meyers LD,editors. Dietary Reference Intakes: The Essential Guide to Nutrient Requirements.Washington, DC: The National Academies Press; 2006.
  5. U.S. Department of Agriculture. National Nutrient Database for Standard Reference, Release 25. Disponível em: http://ndb.nal.usda.gov/ndb/foods/show/70?fg=&man=&lfacet=&format=&count=&max=25&offset=25&sort=&qlookup=milk. Acesso em 08 de agosto de 2013.

 

 

 

Compartilhe

Mais Dicas de Nutricao

Ver Todas

O Ministério da Saúde informa: O aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.